Quantidade de Páginas visitadas


          Dona Hilda Faria Franco, filha de Domingos José de Faria que fora o primeiro prefeito eleito da cidade de Rio Branco do Sul, já na escola demonstrou sua vivacidade e inteligência salientando-se nas classes às quais pertenceu sendo escolhida para representar os alunos de Rio Branco do Sul nas comemorações ao Centenário da Independência do Brasil em Curitiba, isto em 1919.
Iniciou sua carreira no magistério em 1949 na localidade de Capiru dos Paulas, onde desabrochou sua aptidão de alfabetizadora.
          Após alguns anos de trabalho em localidades distantes do centro da cidade, teve seu desempenho reconhecido e, merecidamente, foi transferida para a Escola Maria da Luz Furquim na qual, sempre como alfabetizadora, consquistou estima e preparou para a vida centenas de crianças das quais muitas se salientam na sociedade riobranquence atualmente. Com o decorrer de anos de dedicação à tranmissão de conhecimento e a formação de cidadãos críticos e conscientes, a professora Hilda voltou a dedicar-se a liderança doméstica junto à sua família.
          Para a tristeza de seus familiares, ex alunos e amigos, Dona Hilda faleceu em 27 de fevereiro de 1986. E para homenagear a mulher e professora exemplar que foi durante toda a sua carreira teve seu nome lembrado para Patrona dessa Escola de Ensino Fundamental em 1989 na cidade onde dedicou sua vida, desta forma nasceu a Escola Estadual Professora Hilda Faria Franco.

Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito